Diabetes, candidíase e até rinite, entre outras doenças, se manifestam por condições anormais ou lesões na boca.
Na boca ocorre o início do processo de digestão e ela é rica em diversos micro-organismos que convivem harmoniosamente. A boca se conecta a todo o sistema imunológico.
Quando o corpo está com a imunidade baixa, diversas doenças podem se manifestar por meio de manchas, erupções e outros sinais na boca.
Feridas que não cicatrizam, sangramento na gengiva, lesões ulceradas e aftas são sinais para se prestar atenção. Assim como podem ser lesões isoladas de baixa gravidade, podem ser uma manifestação local de um problema sério no organismo.
A seguir, seguem os sinais mais importantes que podem aparecer na boca para indicar a existência de uma doença em outra parte do corpo e o que eles significam:
Sangramento na gengiva
Este sangramento, se acompanhado do inchaço da região, pode ser sinal de gengivite.
Mau hálito
Se não for resolvido com uma bela sequência de escovação, uso do fio dental e do enxaguante bucal, em alguns casos o mau hálito pode estar relacionado a diabetes.
Verrugas no interior da boca
Lesões semelhantes a uma couve-flor, rosadas ou esbranquiçadas, são sintomas de HPV (Papilomavírus Humano), uma Infecção Sexualmente Transmissível (IST), que pode ser causada por mais de 200 tipos de vírus. Em alguns casos, a doença pode evoluir para um câncer de colo de útero, garganta ou ânus.
Ferida que não cicatriza
Embora, não seja exatamente comum, um câncer que tenha acometido outra parte do corpo pode chegar a se manifestar na boca. Isso aparecerá na forma de uma ferida ulcerada que cresce na mucosa bucal ou petéquias em palato duro e que até pode ser confundida com outros tipos de lesões, mas o fato de não cicatrizar é uma característica que facilita o diagnóstico.
Aftas
São feridas que duram de uma a duas semanas e, podem indicar enfraquecimento do sistema imunológico, estresse, alguma alergia ou alteração hormonal.
Bolhas nos lábios
Você tem bolhas nos lábios que se rompem, formando crostas, e duram de sete a dez dias? São sinais de herpes, uma infecção viral e contagiosa que pode ser transmitida pela saliva ou por relações sexuais. A herpes precisa ser tratada enquanto as bolhas estiverem aparentes, para tentar evitar seu retorno.
Placas brancas na língua
Mais comuns em crianças e em idosos, essas placas indicam a presença de um fungo, normalmente, Candida Albicans, causador da candidíase. O fungo aproveita momentos de imaturidade imunológica (caso das crianças) ou de baixa imunidade (que pode ocorrer tanto nos mais jovens quanto nos mais velhos) para se alojar no organismo.
Fissuras e lesões
Fissuras e lesões que demoram para cicatrizar, acompanhadas de dor, principalmente, nos estados mais avançados, podem ser sintomas de câncer bucal. Eles aparecem principalmente nos lábios, na língua, no assoalho da boca e nas gengivas, na maioria das vezes formando áreas avermelhadas ou esbranquiçadas. Também é comum apresentar caroços no pescoço.
Descamação na língua
A chamada “língua geográfica” faz com que as papilas linguais fiquem descamadas em vários locais, de modo irregular, e pode ser sinal de asma ou rinite. Essa condição causa hipersensibilidade a temperos e a alimentos ácidos.
Nódulos avermelhados
Nódulos avermelhados que sangram facilmente no céu da boca e nas gengivas são indícios de que a pessoa possa ser soropositiva, ou seja, tenha AIDS (a síndrome da imunodeficiência adquirida). Tais lesões são resultado de um câncer raro, conhecido como Sarcoma de Kaposi, causado pelo herpesvírus de tipo 8 (HHV-8), que apesar do nome, não tem nada a ver com o herpes labial.
ATENÇÃO: Se você apresentar algum desses sintomas, procure o seu dentista.