Bruxismo refere-se ao ato inconsciente de apertar (bruxismo cêntrico) ou ranger de dentes (bruxismo excêntrico) sem um propósito funcional. Isso pode acontecer durante o dia (bruxismo diurno) ️ ou à noite (bruxismo noturno).
O bruxismo excessivo pode levar ao desgaste dentário, distúrbios mandibulares (incluindo problemas da articulação temporomandibular) e dores de cabeça.
Num estudo sobre a situação da saúde oral que incluía 100 crianças com AUTISMO e 100 tipicamente em desenvolvimento, o comportamento autoprejudicial e o bruxismo foram observados em 32% das crianças com TEA e apenas 2% daqueles com desenvolvimento típico (El Khatib et al., 2014).
Acredita-se que o bruxismo é mais comum em indivíduos autistas, devido à alta prevalência de distúrbios do sono, ao estado gengival deles, a ansiedade e o estresse gerados pelas situações que eles enfrentam todos os dias.
Sempre que o bruxismo causa dor, você pode tentar aplicar uma compressa de gelo nos músculos inflamados da mandíbula e evitar alimentos duros e mascar chiclete. A Laserterapia também é de grande ajuda na desinflamação da musculatura envolvida. Para evitar danos aos dentes, consulte um dentista especializado para o correto tratamento.
DICAS IMPORTANTES:
Se o seu filho tende a apertar ou triturar os dentes, experimente algumas técnicas de relaxamento, massagem, banhos de água quente, leia uma história antes de dormir, música relaxante. Evite que seus filhos durmam em frente à televisão ou permaneçam na frente de uma tela antes de dormir.
Finalmente, se você notar que seu filho esteja apertando ou rangendo os dentinhos durante o dia tente distraí-lo com outra atividade e evite comentários como “não aperte os dentes” ou “não faça isso” porque é um ato inconsciente. Se você ouvir o ranger durante a noite, mude sua posição e veja se o barulho cede.
A consulta ao dentista é fundamental para a prevenção das doenças bucais e para a detectar e tratar o bruxismo.